O Destino Final de Gojo em Jujutsu Kaisen Explicado

Gojo Satoru é uma das figuras mais importantes em Jujutsu Kaisen, sendo considerado o rosto da franquia. Agora que Jujutsu Kaisen chegou ao fim, os fãs podem refletir sobre o personagem de Gojo e analisar como ele foi tratado ao longo da história. Gojo é um personagem que divide opiniões entre os fãs, não por sua própria natureza, mas pelas decisões que o autor tomou em relação a ele em várias ocasiões.

Os fãs, em particular, não ficaram satisfeitos com o desfecho de Gojo. No entanto, apesar das críticas, é inegável que seu final adiciona um sabor único ao seu personagem, especialmente agora que JJK oficialmente terminou.

Continua Após a Publicidade

A Função de Gojo no Arco Final de JJK

Desde o início, Gojo desempenhou um papel absolutamente significativo em Jujutsu Kaisen. Ele foi o personagem que deu início aos eventos ao permitir que Yuji continuasse vivo após consumir o dedo de Sukuna. Gojo foi proclamado como o mais forte desde o começo, e sua força permitiu que ele liderasse uma revolução.

A Função de Gojo no Arco Final de JJK

Ficou claro para os fãs desde o início que Gojo planejava uma revolução e queria mudar os líderes da sociedade Jujutsu. Para isso, ele precisava de aliados poderosos, e foi precisamente por isso que ele se tornou professor e treinou a nova geração. Claro, Gojo acolheu sob sua tutela personagens como Megumi, Yuji e Nobara, e com suas incríveis habilidades em Jujutsu, ele os treinou bem. Tudo o que eles conseguiram até hoje é graças a Gojo, o que certamente demonstra o quão grande professor ele foi.

No entanto, o papel de Gojo em JJK vai além de ser apenas um professor. Ele era fenomenal como lutador, especialmente por ser o feiticeiro moderno mais forte. Com o poder da técnica amaldiçoada Limitless e dos Seis Olhos, Gojo era absolutamente imparável e o único que poderia realmente lutar contra Sukuna em pé de igualdade. Isso foi visto no arco final de JJK, após Gojo ser libertado durante os eventos do Jogo de Abate. Gojo foi deslacrado, e logo após, a data para sua luta contra Sukuna foi marcada.

confronto em Shinjuku contra Sukuna satoru gojo vs sukuna

Quando o confronto em Shinjuku contra Sukuna finalmente começou, os fãs puderam testemunhar uma luta absolutamente impressionante. É seguro dizer que essa luta colocou todas as outras em JJK na sombra, e até hoje, permanece como a mais enfática não apenas em JJK, mas em todo o mangá como um todo. Dito isso, a conclusão dessa luta não foi satisfatória para os leitores. Embora Gojo estivesse no controle da batalha por uma parte significativa do tempo, Sukuna também teve seus momentos e, eventualmente, conseguiu surpreender o feiticeiro moderno mais forte com uma técnica recém-aprendida.

Graças à Técnica das 10 Sombras, que ele adquiriu por meio de Megumi, Sukuna conseguiu cortar a Infinity de Gojo e essencialmente matá-lo em um único golpe, dividindo seu corpo em dois. Gojo finalmente morreu no capítulo 236 de JJK, e sua incrível jornada como feiticeiro chegou ao fim. Gojo não teria perdido para Sukuna da forma como perdeu se a Técnica das 10 Sombras não fosse um fator.

Gojo infinite void

Na verdade, Gojo poderia não ter perdido a batalha de forma alguma, dado que ele estava em total controle do campo de batalha até o momento em que perdeu, o que aconteceu num piscar de olhos. A luta poderia ter sido muito mais favorável a Gojo se o corpo de Megumi não tivesse sido uma ferramenta para Sukuna utilizar, mas, no final do dia, Gojo foi derrotado, e assim, sua vida chegou ao final.

O Desfecho de Gojo em Jujutsu Kaisen

A perda de Gojo resultou em sua morte, e ao mesmo tempo, os fãs não estavam absolutamente prontos para ver Gojo finalmente morrer.

A morte de Gojo não foi aceita pela maioria dos fãs, e isso não foi simplesmente porque eles não estavam prontos para deixar esse fenômeno ir, mas porque havia pistas na história que indicavam um possível retorno de Gojo.

De fato, muitos personagens que enfrentaram um destino semelhante ao de Gojo, como Yuta Okkotsu e até Higuruma, de alguma forma conseguiram sobreviver por meios diferentes. Se fosse possível para eles, se o autor quisesse que Gojo retornasse, isso certamente teria sido possível para ele também. Mas, Gojo certamente não retornou, e seu desfecho em JJK foi essencialmente isso.

Sukuna finalizou Gojo jjk mangá

Sukuna finalizou Gojo, encerrando definitivamente sua jornada. Claro, Gojo apareceu em muitos flashbacks mesmo após sua morte, quase estando presente em praticamente todos os capítulos até o final. Mas, o que os fãs acharam absolutamente bizarro foi que ninguém realmente prestou tributo a Gojo após sua morte.

Continua Após a Publicidade

Gojo foi o personagem mais influente em JJK e afetou a vida de praticamente todos os indivíduos na série de maneira profunda. No entanto, Gojo não recebeu nem um funeral, nem foi mencionado pelos personagens em primeiro lugar.

Claro, no último capítulo, a conversa entre Yuji e Gojo foi revelada aos fãs, mas isso certamente não foi suficiente. Até mesmo personagens como Yuta, entre muitos outros, que eram queridos por Gojo, deveriam ter feito mais, e Gege certamente deixou a desejar nesse aspecto. Gege deveria ter honrado o maior personagem de toda a sua série mais do que fez, e pelo menos, dado a ele o respeito que merecia.

o final de gojo em  jujutsu kaisen

Além do funeral, Gojo também nunca conseguiu realizar seu sonho com suas próprias mãos. Gojo tinha o desejo de transformar o mundo, e embora seus alunos tenham, sem dúvida, contribuído para essa mudança, teria sido incrível se ele pudesse estar presente para ver isso acontecer. Gojo acabou confiando tudo à próxima geração, e isso certamente foi um ponto positivo. Mas, ao mesmo tempo, ele não conseguiu dar um enterro adequado a Suguru, algo que ele queria desesperadamente.

Além disso, a questão de saber se Gojo era o mais forte por causa de sua personalidade, ou se ele agia da maneira que agia porque era o mais forte, permaneceu sem resposta até o final. Isso é algo que os fãs queriam desesperadamente que fosse destacado após seu retorno, que foi teorizado por muitos, mas, no final, não aconteceu.

O Desfecho de Gojo Foi Bom?

No geral, o desfecho de Gojo foi bastante mediano, mas certamente poderia ter sido melhor, especialmente se o autor o tivesse matado de forma adequada, amarrando todas as pontas soltas e desenvolvendo seu personagem um pouco mais.

Não há como negar que um retorno poderia ter piorado ainda mais seu arco, mas, pelo menos, teria dado ao autor a chance de amarrar todas as pontas soltas com esse personagem e desenvolvê-lo adequadamente. Se Gege tivesse feito isso antes de matá-lo, os fãs não teriam tantas reclamações como tiveram. O desfecho de Gojo poderia

Leia mais:

Continua Após a Publicidade