A série Dragon Ball Super, desenhada por Toyotaro, está programada para voltar em 2025, mas uma recente avaliação vinda de Kazuhiko Torishima, antigo editor da Shonen Jump, causou polêmica entre os fãs. Conhecido por ter trabalhado ao lado de Akira Toriyama na época de maior sucesso da franquia, Torishima não poupou sinceridade ao comentar que o capítulo 103 do mangá carece de um “corte fundamental”. Em suas próprias palavras, foi “uma pena” não ver o painel que mostraria melhor a posição dos personagens no cenário.
O arco em questão retrata um confronto entre Goku e Gohan Beast, marcando a conclusão da adaptação de Dragon Ball Super: Super Hero. Essas páginas, segundo Torishima, abusam de tomadas fechadas, sem apresentar o espaço total onde a luta acontece — o planeta de Beerus. Muitos fãs concordam que a falta de uma panorâmica clara torna a ação confusa, embora alguns defendam o estilo de Toyotaro e lembrem que o próprio Toriyama recebia críticas ainda mais rigorosas no passado.
A Influência de Torishima no Universo Dragon Ball
Torishima tem fama de opinar sem rodeios. Foi ele quem convenceu Toriyama a descartar os Androides 19 e 20 (Dr.Gero) como principais vilões de “Dragon Ball Z”, alegando serem personagens pouco carismáticos. Em seguida, não aprovou o conceito de Androides 17 e 18, definidos simplesmente como “garotos irritantes”. Esse histórico forçou Toriyama a criar Cell, que também passou por sucessivas alterações até chegar à forma mais icônica.
Curiosamente, Torishima também influenciou detalhes marcantes do mangá original de Dragon Ball, como a decisão de dar um rabo ao Goku criança. Ele chegou até a preferir que Goku terminasse ao lado de Bulma. Fora das páginas, Toriyama externava suas frustrações “fazendo” de Torishima o antagonista Dr. Mashirito em “Dr. Slump”.
ジャンフェスにて、
— ゆう坊&マシリトのKosoKoso放送局 (@KosoKoso_hoso) December 22, 2024
とよたろうさんの原画を発見。 pic.twitter.com/KY76x6QpeK
Toriyama’s former editor Kazuhiko Torishima checks out Toyotaro’s original artwork for DBS ch.103 at Jump Festa…and he’s as blunt as ever: “I want to tell the artist himself: it’s missing the most important cut. Such a shame” https://t.co/5RR1v8iYYN
— Todd Blankenship (@Herms98) December 24, 2024
O Futuro de Dragon Ball Super
Apesar das observações contundentes de Torishima, Toyotaro se mantém como o principal artista de Dragon Ball Super, e os fãs aguardam para ver como ele irá aperfeiçoar o ritmo visual nas próximas edições. O retorno do mangá em 2025 carrega um peso maior, especialmente após a morte de Akira Toriyama no início de 2024, o que torna o novo arco ainda mais simbólico para os leitores.
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Nos serviços de streaming, “Dragon Ball” continua sendo um fenômeno global. Enquanto capítulos anteriores de Dragon Ball Super podem ser encontrados na Crunchyroll, novas produções, como “Dragon Ball Daima,” expandem a série por plataformas como Hulu e Netflix. Isso reflete a vitalidade de uma franquia que, mesmo após décadas, ainda gera debates — e críticas — tão intensos quanto os confrontos nas páginas do mangá.