Mais de 10 Sites de Pirataria de Anime São Fechados da Noite para o Dia

Uma nova ofensiva contra a pirataria de anime resultou no fechamento repentino de vários sites amplamente conhecidos. Entre eles estão AnimeSuge, Aniwave, Anix e muitos outros, que desapareceram praticamente da noite para o dia, deixando fãs de animes surpresos com a súbita retirada desses serviços.

De acordo com informações divulgadas pelo site Torrent Freak, mais de 10 websites que transmitiam conteúdo de anime pirata foram encerrados, provavelmente em decorrência de ações legais ou governamentais.

Continua Após a Publicidade
Sites de Pirataria de Anime São Fechados

Enquanto alguns dos sites ficaram completamente inacessíveis, sem fornecer qualquer informação adicional, outros exibem uma mensagem semelhante, sugerindo que eram geridos pela mesma empresa ou grupo. Um detalhe interessante é que todos esses sites utilizavam o domínio de topo “.to”, associado ao Reino de Tonga.

Despedida dos Sites Piratas de Anime

A mensagem exibida em vários desses sites agora desativados traz uma reflexão sobre a jornada de seus criadores:

“Você sabe, foi uma longa jornada desde que [tal site de anime] apareceu pela primeira vez. Criar produtos melhores que proporcionem uma experiência aprimorada ao usuário e fomentar a competição para impulsionar o mercado a melhorar produtos é algo que nos deixa muito felizes.

Agora que tudo melhorou… também é hora de nos despedirmos… É difícil se separar de algo em que investimos tanto esforço e paixão, mas é algo que precisamos fazer. Obrigado por estar ao nosso lado e nos apoiar durante todo esse tempo! Todo jogo deve ter um fim… e a vida é sobre experiências.

Cada erro traz lições valiosas que contribuem para o nosso crescimento. Sempre que possível, opte por utilizar serviços pagos e legais. É algo que devemos fazer para mostrar nosso respeito pelos criadores e produtores de conteúdo. Adeus!”

Para complementar o tom de despedida, um vídeo da música “See You Again”, de Wiz Khalifa, é reproduzido ao fundo.

Leia mais:

Esforços Globais Contra a Pirataria de Anime e Mangá

Além dos sites de Pirataria de Anime mencionados acima, outros domínios “.to” foram incluídos em uma solicitação de intimação dos Estados Unidos em junho deste ano. Dentre os cinco principais alvos, até o menor deles, “Animesonlinecc.to”, recebia 18 milhões de visitas mensais. Juntos, os cinco principais sites de pirataria de anime totalizavam impressionantes 137 milhões de visitas mensais.

Esforços Globais Contra a Pirataria de Anime e Mangá

Esses domínios, originários de países como México, Somália, Colômbia, Rússia e China, são conhecidos por abrigar alguns dos maiores sites de pirataria de anime, devido à sua lentidão ou falta de cooperação em remover conteúdos mesmo após solicitações de retirada por violação de direitos autorais.

Os esforços para conter a pirataria continuam fortes, inclusive no espaço dos mangás, onde a editora japonesa Shueisha, que faz parte da CODA (Content Overseas Distribution Association), lidera a batalha. Muitos observadores estão atentos às ações futuras da Shueisha, especialmente com o serviço MANGA Plus conduzindo uma pesquisa para entender os hábitos dos leitores, incluindo os ilegais. Recentemente, o WEBTOON entrou com uma solicitação de intimação para 170 sites de pirataria de mangá, que somam mais de 100 milhões de visitas mensais.

Continua Após a Publicidade

Esta movimentação indica uma ação cada vez mais coordenada para proteger os direitos dos criadores e combater a disseminação ilegal de conteúdo na internet. Com o fechamento desses grandes sites, fica claro que a indústria está determinada a intensificar suas ações contra a pirataria.